domingo, 7 de junho de 2009

A Antena 1 num sábado de manhã


Durante a viagem que fiz ontem de manhã, a conduzir, sozinha, na A1 para sul (ou seja, para o centro do país) aprendi muitas coisas. A minha companhia foi a Antena1. Se já gostava da Antena1 agora é oficial: sou fã da Antena1.
Acho que tão cedo não volto a ouvir a TSF. A TSF tem anúncios a mais, palpites a mais, celebridades a mais, locutores/jornalistas que parece que nos estão a insultar quando estão a ler as noticias. São muito agressivos, até nos relatos da bola.
Já na Antena1 os jornalistas são mais brandos, o jornalismo é mais fiel, sem grandes palpites mas com grande profissionalismo. Gosto muito do "História devida", do Bruno Nogueira e do "Janela Indiscreta".
Ouvi metade (só metade, perdi a 1ª hora) de um programa chamado "Hotel Babilónia", programa de informação/entretenimento, que, pelo que entendi, tem sempre um tema (por exemplo, como este fim de semana foram as eleições europeias, o tema era 1985, ano da assinatura da entrada de Portugal na CEE).
O programa é do João Gobern (um grande conhecedor de cinema e de música - e acho que mesmo de literatura) e do Pedro Rolo Duarte (um grande conhecedor de livros e também de música, creio).
Estou familiarizada com estes dois jornalistas desde o final da minha adolescência quando lia o Se7e, que comprava religiosamente todas as quintas-feiras.
São os dois tão diferentes mas nota-se ao longe a cumplicidade e a amizade que suponho que seja de anos e anos e que, na rádio, funciona na perfeição.
O JG é mais céptico, mais directo, mais sério e mais "duro". O PRD é mais terno, mais risonho, mais falador, divaga mais, sempre com um objectivo e sem nunca se perder nas ideias.
A convidada desta semana era a Clara Pinto Correia. Não sabia que é Professora na Faculdade de Medicina de Lisboa. Conhecia alguma coisa da personalidade nada politicamente correcta da CPC e adorei ouvi-la falar. Ainda por cima porque falou da importância dos estudantes de Medicina irem estudar para fora, quer pelo Erasmus, quer pelos programas de Doutoramento ou Pós-Doc. Um assunto que tanto me diz respeito, por ser a minha vida, por lidar com esta realidade todos os dias no meu trabalho, por ser a minha profissão. Tudo o que a CPC dizia a este respeito eu concordava a 100% e foi uma delícia ouvi-la.

Assim, fiquei a saber e aprendi que:
  • a CPC já publicou mais de 50 livros, desde romances, a ensaios, a temas científicos;
  • O PRD deixou de fumar há 3 anos e engordou 12 kg e está muito orgulhoso dele mesmo.
  • tal como eu, estas 3 pessoas dão uma enorme importância ao voto e à democracia.
  • um programa tão informal dá vontade de ouvir durante muito mais tempo.
  • há um blog do programa e que se pode ouvi-lo na integra (mas, infelizmente não tem podcast. Claro que não há bela sem senão). 
  • os "Mler ife dada" tinham mais canções além do "Zuvi Zeva Novi" :-)
Quando o programa acabou fiquei com uma sensação de insatisfação mas, surpresa das surpresas, a seguir deu outro programa muito bom chamado "Este Sábado" que falou das 7 maravilhas portuguesas no mundo. O organizador desta iniciativa já visitou mais de 70 (setenta!!!) países. E julgava eu que nos meus thirty-somethings (já mais do que somethings!) ter visitado 23 países em 4 continentes era muito.... Falou-se também do Programa Erasmus (o que este "homem" me persegue, não me deixa em paz, mesmo nas férias...) mas numa perspectiva de relax, foi a única coisa de que não gostei, falaram dos estudantes que em vez de saberem aproveitar o estudo e a vida boémia ao máximo, só falaram da parte Boémia... Mas deve ser mesmo assim, o problema é que eu vejo o Erasmus muito mais na perspectiva de estudo e organização...
E assim passou num instante a minha viagem até aqui.
(assustei-me com a quantidade de texto que escrevi neste post. Passei o dia a escrever sem parar, deve ter sido por causa disso)

4 comentários:

Teresa disse...

Oi!

relativamente ao programa e à estação, também é uma das minhas opções. Quanto à Clara Pinto Correia, essa senhora fez alguns plágios na vida que foram escandalosos, pelo que desceu muito na minha consideração...segue o link http://diario.iol.pt/noticia.html?id=92791&div_id=4071

beijos e boas férias,

teresinha

Fofocas disse...

pois, teresinha, eu também sabia disso... quando a entrevista começou foi a 1ª coisa em que pensei... mas vamos dar o devido crédito, a senhora é muito inteligente e muito fora do comum...
BEIJO
ps - então? vens comigo a Buenos Aires, queridaaaa?

Este Blogue precisa de um nome disse...

Sofes

Tu não fiques chateada comigo, mas hoje fiz um dia de praia do outro mundo!!!! Beijo

Anónimo disse...

Hi,

I begin on internet with a directory