quarta-feira, 11 de junho de 2008

2 Jogos, 2 Vitórias!!! PORTUGAAAAAAAAAAAL!!!!

Portugal cimentou a liderança do Grupo A e garantiu praticamente a passagem aos quartos-de-final do UEFA EURO™ depois de derrotar a República Checa por 3-1, em partida da segunda jornada disputada no Stade de Genève, em Genebra. A presença na fase seguinte pode mesmo ficar já decidida esta quarta-feira, caso o outro encontro, entre Suíça e Turquia, termine empatado.
Golo madrugador: Fiel à máxima de que em equipa que ganha não se mexe, Luiz Felipe Scolari apresentou os mesmos 11 titulares que iniciaram a partida frente aos turcos, enquanto Karel Brückner preferiu a velocidade e mobilidade de Milan Baroš aos 2,02 metros de altura de Jan Koller. Portugal começou bem o encontro e chegou ao golo logo aos oito minutos. Cristiano Ronaldo arrancou na direcção da baliza, combinou com Nuno Gomes, e recebeu a bola já dentro da área, mas esta sobrou para Deco que, depois de alguma confusão e defesa conseguiu mesmo introduzir o esférico no fundo das redes.
Sionko de cabeça: Na jogada imediatamente a seguir, aproveitando a marcação rápida de um livre, Marek Jankulovski surgiu em boa posição do lado direito da área, mas atirou ao lado do poste da baliza de Ricardo. O tento transmitiu confiança aos lusitanos e à passagem do quarto-de-hora o guarda-redes checo defendeu com dificuldades um remate de longa distância de Petit, mas a resposta não se fez esperar e Baroš atirou de cabeça por cima da barra. Apesar do tento madrugador, a República Checa não esmoreceu em busca do empate e consegui-o mesmo aos 17 minutos. Jaroslav Plašil marcou o canto e perto da pequena e, perante a fraca oposição da defesa portuguesa, Libor Sionko atirou de cabeça para o fundo das redes.

Duelo Ronaldo-Čech: Aos 24 minutos, Deco flectiu do flanco esquerdo para o miolo e desferiu um potente remate que saiu ligeiramente por cima da barra. Numa primeira parte de toada e resposta, Baroš fugiu à defesa adversária, mas o cruzamento encontrou Bosingwa bem colocado e afastou o perigo. O lateral que vai jogar no Chelsea na próxima época viu depois o guardião Čech, futuro companheiro de equipa, negar por três vezes os intentos a Ronaldo. Muito marcado, o extremo lusitano tentou a sorte de longe no espaço de pouco mais de três minutos, a última das quais num livre directo segundos antes do intervalo, mas Čech mostro por que razão é considerado um dos melhores na sua posição.
Portugal mais perto: Se os pupilos de Scolari estiveram perto do golo no final da etapa inicial, pertenceu aos checos o primeiro lance de apuro. Após excelente troca de bola, Sionko isolou-se pela direita, entrou na área, mas o seu cruzamento passou à frente da linha de golo sem que ninguém lhe conseguisse tocar, nem Ricardo. Depois de Nuno Gomes ter estado perto de marcar por duas vezes e Čech voltar a defender um remate de Simão, os homens de Brückner podiam ter-se adiantado aos 62 minutos, quando nem Sionko nem Baros conseguiram emendar à boca da baliza um remate de cabeça do capitão Marek Jankulovski.

Passe de Deco, golo de Ronaldo: Com Deco em excelente plano no meio-campo, Ronaldo bateu finalmente o guardião checo logo a seguir, num pontapé rasteiro já dentro da área após assistência do camisola 20. Vlcek e o gigante Koller entraram em campo na tentativa de inverter o maior ascende português, enquanto João Moutinho cedeu o lugar logo depois a Fernando Meira, conferindo maior poderio aéreo no meio-campo e área lusitana. Na parte final de pressão checa, já com Václav Sverkoš, autor do golo da vitória na primeira ronda, Ricardo desviou para canto um remate de cabeça de Sionko no lance mais perigoso, mas em contra-ataque Ronaldo surgiu sozinho perante Cech e não foi egoísta, oferecendo a Ricardo Quaresma o terceiro nos descontos.

Jogo sofrido mas merecido! PORTUGAAAAAAAL!!!

Sem comentários: