domingo, 17 de junho de 2007

Morreu Gianfranco Ferré

Costureiro italiano, de 62 anos, foi vítima de um derrame cerebral

O costureiro italiano Gianfranco Ferré, 62 anos, morreu este domingo num hospital em Milão, norte de Itália, vítima de um derrame cerebral, anunciou a agência Ansa.
O estilista e arquitecto estava internado em estado grave desde sexta-feira no hospital de San Raffaele, em Milão, e encontrava-se nos cuidados intensivos.


Ferré morreu às 21:00 locais, segundo o hospital, desconhecendo-se ainda quando será o funeral e onde será enterrado. A agência italiana havia noticiado que o estado de saúde do estilista e arquitecto era «dramático, devido à dimensão da hemorragia cerebral» que o atingiu.
Fontes próximas de Gianfranco Ferré tinham referido «uma situação de gravidade extrema», avançando que as esperanças de melhoras seriam «ínfimas», acrescentava a agência.
O estilista não se sentiu bem e dirigiu-se pelos seus próprios meios ao hospital, mas o seu estado de saúde agravou-se repentinamente. O costureiro italiano já tinha sido vítima de dois acidentes cerebrais, o primeiro há quatro anos, mas conseguiu sempre recuperar, sem no entanto seguir os conselhos médicos.

Ferré sofria ainda de diabetes, mas nunca conseguiu moderar o seu gosto pelos doces, segundo a imprensa italiana, citada pela France Presse.
Em Fevereiro último, durante desfiles de pronto-a-vestir em Milão, o costureiro apareceu sorridente após a apresentação da sua última colecçáo feminina, dando alguns passos na companhia da cantora britânica Skin, ex-líder do grupo Skunk Anansie e inspiradora do costureiro.

Nascido a 15 de Agosto de 1944 no norte de Itália, Ferré começou por encetar uma carreira na arquitectura, lançando-se no mundo da moda apenas em 1970, como criador de acessórios. Lançou a sua própria casa em 1974 e apresentou a sua primeira colecção feminina quatro anos mais tarde e as suas primeiras colecções para homem em 1982. Gianfranco Ferré ocupou as funções de director artístico da casa Christian Dior entre 1989 e 1997.

Sem comentários: